.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

MINISTRO CARLOS LUPI RECEBE CATEGORIA DOS MOTOTAXISTA.

Lupi recebe mototaxistas do Norte e Nordeste
Escrito por humberto Transportes, Últimas Notícias
Da Assessoria de Imprensa
Fotos: Renato Alves (ASCON MTE)

Ministro Lupi, deputado Giovanni Queiroz e Raimundo Nonato, presidente da FEDEMOPA
O ministro Carlos Lupi, do Trabalho e Emprego, recebeu na noite desta quinta-feira, 18 de março, em seu gabinete em Brasília, por intermédio do deputado Giovanni Queiroz (PDT-PA), um grupo de representantes da categoria dos motociclistas profissionais do Norte e Nordeste do País.
Formados por cerca de 15 profissionais, oriundos dos estados do Amazonas, Maranhão e Pará, as solicitações e reclamações do grupo se detinham em três pontos.

Deputado Giovanni Queiroz intercedendo ao ministro a solicitação dos motociclistas profissionais
O primeiro, segundo os profissionais, é a burocratização da Caixa Econômica Federal (CEF) que não está cumprindo a decisão do governo Federal em conceder financiamento para aquisição das motos. O segundo ponto, de acordo com eles, é a demora da tramitação do processo de reconhecimento como organização sindical das três entidades dos três estados. A terceira demanda dos motociclistas, ainda referente ao segundo ponto, impede, conforme afirmaram, a estas instituições de promover e organizar o curso de formação de motociclista profissional.
De acordo com a CEF, as reclamações dos profissionais ocorrem devido a falta de alvará fornecido pelas prefeituras as entidades classistas que representam o setor. E, de acordo com as prefeituras, estes alvarás só são emitidos quando as organizações sindicais tiverem a documentação junto ao MTE finalizada e listados no próprio ministério como entidades regularizadas.
Para tranquilizar a categoria, o ministro Lupi afirmou que o que depender do ministério, tudo será feito. Porém, Lupi aletrou que a CEF não pode impedir que os financiamentos sejam feitos, caso o alvará emitido pelas prefeituras esteja faltando. De acordo com o ministro, o que importa é que as entidades sindicais estejam regularizadas pelo MTE para emitir o registro de motociclista profissional.
Assim sendo, Lupi garantiu aos presentes que a partir do momento em que as organizações sindicais tiverem sido regularizadas, o MTE irá cuidar para que estas entidades recebam autorização para poder oferecer o curso de formação profissional. Mas, antes, Lupi pediu aos dirigentes sindicais que remeta de forma oficial ao ministério uma solicitação neste sentido.

Ao término da reunião do ministro Lupi com os motociclistas profissionais do Norte e Nordeste do Brasil
O presidente da FEDEMOPA (Federação dos Motociclistas Profissionais do estado Pará), Raimundo Nonato, agradeceu a compreensão do ministro e o empenho do parlamentar pedetista Giovanni Queiroz quanto a causa da categoria e informou que cerca de 62% dos profissionais da área atuam nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.
Rozemiro Ferreira da Silva, presidente da FEDEMEMOTAA (Federação Maranhense dos Motociclistas Profissionais), reiterou a preocupação da categoria com a atual situação e complementou que no País, de todos os profissionais que atuam na área, 29% dos que não possuem curso de formação são oriundos das regiões Norte e Nordeste.
Uma outra solicitação da categoria ao ministro foi a organização por parte do MTE de um seminário nacional que informe e conscientize os profissionais motociclistas de seus deveres e seus direitos. Lupi acenou com a possibilidade do MTE organizar tal evento e pediu que a solicitação seja feita novamente de forma oficial, através de uma correspondência.
Ao fim do encontro, o parlamentar Giovanni Queiroz convidou o ministro a fazer uma visita de alguns dias ao sul do estado do Pará, o que foi prontamente aceito por Lupi. As datas da ida do ministro Carlos Lupi à região será ainda agendada, mas deverá acontecer até o final do mês de abril.

Nenhum comentário:

SIMEAL NA REDE